O Mistério Pascal
O Lava-pés
A causa de todos os males é o orgulho, o querer ser importante, dominando os outros. Por isso, Jesus, antes de celebrar a Última Ceia com os Apóstolos, quis dar um exemplo de humildade, lavando-lhe os pés. (Jo 13,1-16)
Última Ceia
Depois de ter celebrado a Páscoa segundo o costume dos Judeus, Jesus fez algo especial: transformou o pão no seu corpo e o vinho no seu sangue, convertendo-se em alimento para os seus discípulos. (Mt 26,17-29)
Paixão e Morte de Jesus
Sofrendo e morrendo na cruz, Jesus pagou pelos nossos pecados e alcançou-nos a salvação eterna. (Lc 22,39-23,56)
A Ressurreição do Senhor
A ressurreição de Jesus é penhor da nossa própria ressurreição. Esta certeza faz-nos viver já neste mundo uma vida nova de ressuscitados pois, como afirma S. Paulo “ se os mortos não ressuscitam” somos os mais dignos de compaixão de todos os homens. Santo Anastácio, bispo de Antioquia, fala maravilhosamente de Cristo que há de transformar o nosso corpo corruptível. “Cristo não desceu á terra senão para quebrar as portas de bronze e despedaçar as trancas de ferro que desde o inicio prendiam o homem, e para nos atrair a si, livrando a corrupção a nossa vida e convertendo em liberdade a nossa escravidão.”
Escrito do P. Amatulli