As Bem-Aventuranças pelo Padre Amatulli
- Feliz o homem que lê e viaja muito. É como uma águia que voa nas alturas. Aí do homem que não costuma nem ler nem viajar! É semelhante a um rato encerrado num buraco.
- Feliz o homem que aprendeu a pensar. É como um atleta treinado para o triunfo. Aí do homem que não sabe pensar! É semelhante a um viajante caminhando numa noite escura.
- Feliz o homem que sabe expressar a sua opinião. É como uma fragrante rosa primaveril que alegra, estimula e enriquece. Aí do homem que não sabe pensar! É semelhante a um tronco abandonado no meio do caminho, que só serve para estorvar.
- Feliz o homem que nunca recusa assumir compromissos. É como um alpinista que, de cume em cume, chega a escalar até as mais altas montanhas. Aí do homem que tem medo dos compromissos! É semelhante a um eterno espectador que nunca sonha subir ao ringue.
- Feliz o homem responsável. É como uma árvore frondosa, a que todos vão a’ procura de sombra num dia cálido. Aí do homem irresponsável! É semelhante a um carro acidentado do qual só se aproveita uma ou outra peça em caso de necessidade.
- Feliz o homem constante. É como uma gota de água que com o tempo chega a perfurar até a rocha mais dura. Aí do homem inconstante! É semelhante a um eterno aprendiz que muda continuamente de ofício e nunca chaga a ser mestre.
- Feliz vós quando vos deixardes guiar pelas ideias e tenhais uma meta bem fixa na vida. Sereis como pedra firme que nenhuma inundação ou terramoto poderá mover. Aí de vós se não tendes nenhum ideal na vida e vos deixais guiar pelo sentimento! Sereis semelhantes a’ palha do campo que o vento leva de um lugar para outro sem rumo certo e que todos pisam sem se darem conta.