Padre Flaviano Amatulli Valente

Fundador do Movimento Eclesial "Apóstolos da Palavra"

O Padre Flaviano Amatulli Valente nasceu a 23 de maio de 1938, em Conversano (Bari), na Itália, no seio de uma família profundamente católica. Frequentou a escolaridade primária, secundária e preparatória na sua terra natal.

Passou depois ao Seminário Pontifício Regional de Molfetta, onde fez o curso de Filosofia (1956 a 1959).

De 1959 a 1961, fez o noviciado em Novara, com os Missionários Combonianos.

De 1961 a 1965, fez o curso de Teologia Dogmática, na Pontifícia Faculdade de Teologia de Milão, conseguindo a Licenciatura. No dia 26 de Junho desse mesmo ano recebeu a ordenação sacerdotal, também em Milão.

De 1965 a 1967 fez curso sobre Meios de Comunicação Social, em Bergamo, recebendo a licenciatura em jornalismo.

Chegou ao México no dia 9 de janeiro de 1968, para assumir a revista Esquila Misional, de quem foi diretor até Novembro de 1971.

Em 1972, passou a desempenhar o seu ministério sacerdotal na Arquidiocese de Oaxaca (México), onde permaneceu até 1976.

De 1976 a 1979 regressou à cidade do México, como diretor da Revista Esquila Missional.

Devido ao contato direto com as massas católicas ávidas de conhecer a Palavra de Deus e ao notar o abandono em que se encontravam, a 2 de Julho de 1978 fundou o Movimento Eclesial “Apóstolos da Palavra”, uma pequena semente que pouco a pouco se foi tornando uma árvore frondosa, dando origem à família missionária “Apóstolos da Palavra”, composta por sacerdotes, irmãs consagradas e leigos comprometidos.

Desde então, dedicou-se à direção do mesmo Movimento a nível nacional e internacional.

Levou o Carisma e a evangelização a 21 países onde, atualmente, estão presentes os “Apóstolos da Palavra”.

Foi autor de 100 obras, entre livros e opúsculos, que tratam da religiosidade popular, antropologia, Bíblia e apologética.

No dia 1 de Junho de 2018, memória litúrgica de São Justino Mártir (também ele apologista do século II), sendo as 20:44h na cidade do México, faleceu o P. Flaviano Amatulli Valente, fmap, no Seminário de Teologia, sede do Governo-geral da Fraternidade Missionaria “Apóstolos da palavra”.