O Cânone da Bíblia
O que significa a palavra cânone?
Cânone significa régua, medida ou norma. Atualmente, é usada para designar a lista de livros sagrados.
O que é canonicidade?
É o conhecimento ou aceitação oficial pela igreja do caracter inspirado de um ou vários livros.
Os livros da Bíblia são 73. Eles são os livros canónicos, 46 do AT e 27 do NT. Os protestantes, seguindo a tradição dos judeus na Palestina, aceitaram o cânone de 39 livros (AT), considerando os restantes sete livros deuterocanónicos como apócrifos. A igreja Católica considera-os como inspirados; chama-lhes deuterocanónicos porque foram incorporados ao cânone num segundo momento.
Quais são os livros protocanónicos?
São os livros que, desde o início, o povo de Deus aceita como inspirados e incorporam a atividade litúrgica da Igreja: do AT são 39 e do NT são 20.
Quais são os livros deuterocanónicos?
São os livros que, em algumas comunidades, não eram usados na liturgia, porque não havia uma aceitação generalizada, e, num segundo momento, passaram a fazer parte da liturgia e mereceram a aceitação oficial da Igreja. Os livros deuterocanónicos do Antíguo Testamento são: Tobias, Baruc, Judite, Eclesiástico, Sabedoria e 1º e 2º de Macabeus. Do NT: Hebreus, Tiago, 2ªPedro, 2ªJoão, 3ªJoão, Judas e Apocalipse.
Quais são os livros apócrifos?
Apócrifo significa oculto. Além dos escritos bíblicos (Canónicos), houve outros estilos de literatura com temática religiosa; no entanto, não formaram parte dos livros sagrados. Estes livros chamam-se Apócrifos, porque o seu conteúdo foi considerado secreto (misterioso) e o seu ensino era mantido oculto.
Quando foi estabelecido o cânone dos livros sagrados?
O cânone do AT, para os Judeus, foi definido mais ou menos entre o final do século I e início do século II.
O cristianismo (Igreja Católica) recebeu dos judeus o AT. Mas começou a usar de imediato, a par, também os escritos do NT (cf. 1Ts 5,27; Cl 4,16; 2Pe 3,14-16). Aos poucos, foi-se fixando a lista dos livros, tanto do AT, adotando ao cânone largo (46 livros) como os do NT, incluindo os deuterocanónicos.