Autor da Bíblia
Quem é o autor da Bíblia?
O autor principal da Bíblia é Deus. Porém, Ele não escreveu a Bíblia pessoalmente. Deus escolheu pessoas diferentes ao longo da história da salvação, inspirando-as a escrever tudo e só o que Ele queria comunicar-nos.
Como se chamam as pessoas que escreveram sob a inspiração de Deus?
Estas pessoas escolhidas e inspiradas por Deus chamam-se hagiógrafos = escritores santos ou sagrados [da língua grega: hagios (santo, sagrado) + graphé (escrita) …donde: escritores sagrados].
A Bíblia é o conjunto dos livros bíblicos que contêm a Palavra de Deus, que é o Autor principal. Mas é Deus quem inspira os homens “escolhidos” (hagiógrafos) e, assim, eles também são os autores “materiais” da Palavra divina, os que plasmam por escrito a inspiração de Deus (cf. 2 Pe 1,21;2 Tim 3,16) em palavras humanas, chamados também Sagrada Escritura.
Quando e onde foi escrita a Bíblia?
A Bíblia foi escrita há vários séculos atrás, ao longo de muitos anos, em diversos lugares e por diferentes pessoas. Os estudiosos e investigadores dizem que os primeiros escritos da Bíblia datam da época dos primeiros reis: Saul, David e Salamão, isto é, por volta do ano 1000 a.C. Por sua vez, os últimos livros da Bíblia seriam do ano 120 ou 150 d.C.
Em que idiomas ou línguas foi escrita a Bíblia?
A Bíblia foi escrita em hebraico, aramaico e grego.
Quase todo o Antigo Testamento (AT) foi escrito em hebraico. Em aramaico escreveram-se livros como o de Daniel, Esdras, Tobias e Judite. Em grego foram escritos alguns livros do AT, como o da Sabedoria e 2º Macabeus, partes dos livros de Daniel, Ester e 1º Macabeus, e todos os livros do Novo Testamento (NT).
Que se entende por géneros literários?
Os géneros literários referem-se às técnicas redacionais que os autores usam para relatar ou dar a conhecer uma verdade. Uma verdade ou estruturação pode ser expressa de diferentes maneiras. Ler, por exemplo Gn, 1,26; Sl 8, 5-7; Sir 17,2-3. Os géneros literários mais conhecidos são: narrativo, jurídico, profético, sapiencial, cântico e orações, epistolar e apocalíptico.