MISSÕES COM AS IRMÃS MISSIONÁRIAS APÓSTOLAS DA PALAVRA EM SANTOS DUMONT – MG
Entre os dias 14 a 22 de setembro de 2024, na Paróquia São Joaquim e Sant’Ana, na cidade Santos Dumont, aconteceu a Missão com as Irmãs Missionárias Apóstolas da Palavra. Esta missão teve como Tema: “Ide, convidai a todos para o banquete” (Mt, 22,9). O objetivo da missão foi celebrar também o mês da Bíblia, recordando da importância da Palavra de Deus em nossas vidas e na vida das famílias. Proporcionando a comunidade Paroquial, um momento fraterno, através da presença simples e alegre, das Irmãs Jacinta Garcia e Lilia Mata favorecendo a integração entre as nossas comunidades.
No dia 14, festa da Exaltação da Santa Cruz teve a acolhida às irmãs pela Pastoral Missionária no adro da Igreja Matriz, com café partilhado. A celebração da Missa de abertura foi presidida por mim, contando com a presença do Seminarista Caio, foi um momento muito bonito. Também no domingo as irmãs foram acolhidas nas Missas na Matriz e na Comunidade Nossa Senhora Aparecida. À tarde no Colégio Padre Antônio Vieira, aconteceu a tradicional Festa da Bíblia com a partição de todas as comunidades e movimentos paroquiais, comemorando o mês da Bíblia em torno do livro do Profeta Ezequiel “Porei em vós meu espírito e vivereis” (cf. Ez 37,14). Logo após procissão até a Matriz e Missa Festiva.
Durante a semana cada dia foi dedicado a uma comunidade. Sempre na parte da manhã com oração inicial e vista as famílias. À tarde movimento da Bíblia Peregrina saindo de uma Comunidade em direção à casa de uma família. Momento que muito tocou o coração de todos, mostrando a importância da Palavra de Deus junto às famílias. Esse movimento criado, ensinado e incentivado pelas irmãs permanecerá nas comunidades. A noite Santa Missa e formação bíblica. Na segunda-feira foi o dia dedicado a Comunidade Matriz de São Joaquim e Sant’Ana, na terça-feira a comunidade Nossa Senhora Aparecida, na quarta-feira a Comunidade Santa Luzia – Ponte Preta, na quinta-feira a comunidade São João Batista – Cruzeira e na sexta-feira a Comunidade Nossa Senhora da Conceição – Campo Alegre e São João Batista – Calixto.
Na quinta-feira pela manhã visitamos também as escolas Padre Antônio Vieira, tendo um encontro com os jovens do Ensino Médio e a Escola CAIC encontrando com as crianças, em que as irmãs puderam partilhar um pouco de seu carisma e cultura. Foi um momento que muito nos surpreendeu pelo carinho e acolhimento dos jovens, crianças e professores.
No sábado pela manhã aconteceu à celebração das crianças com o Seminarista Caio. Após a celebração encontro com as crianças e coroinhas. A tarde encontro e gincana bíblica com os jovens da crisma, com o tema “Vem e Verás!” Esses encontros contaram com a presença de catequisandos, catequistas e suas famílias, jovens e adolescentes. Iniciou com animação, momento de espiritualidade e foram realizadas dinâmicas sobre projeto de vida, sonhos e o chamado que Deus tem para cada um.
No sábado a noite foi realizada a Missa de encerramento, contando com a presença de todas as comunidades, foi um momento emocionante e alegre. Como forma de gratidão as irmãs foram presenteadas com vários produtos da terra. Também no domingo tivemos pela manhã duas Missas em ação de graças, com entrevista da Bíblia nos recordando da importância da Palavra de Deus. À tarde juntamente com todo povo de Deus participamos da procissão e Missa da Unidade no Santuário de São Miguel e Almas, participando das comemorações em honra ao padroeiro da cidade.
A nossa gratidão as irmãs Missionárias Apóstolas da Palavra da Palavra que tanto nos ensinaram, sobre a Fé Católica e a Palavra de Deus. As Irmãs partem, mas a Missão continua. O Papa Francisco na mensagem para o mês missionário agradece “aos missionários e missionárias que, respondendo ao chamado de Cristo, deixaram tudo e partiram para longe da sua pátria a fim de levar a Boa Nova aonde o povo ainda não a recebera ou só recentemente é que a conheceu. Todo cristão é chamado a tomar parte nesta missão universal com o seu testemunho evangélico em cada ambiente, para que toda a Igreja saia continuamente com o seu Senhor e Mestre rumo às saídas dos caminhos do mundo atual. Oxalá todos nós, batizados, nos disponhamos a sair de novo, cada um segundo a própria condição de vida, para iniciar um novo movimento missionário, como nos alvores do cristianismo”.
Continuaremos a rezar e a agradecer a Deus pelas novas e numerosas vocações e a pedir missionários para esta obra de evangelização até aos confins da terra.
Pe Felipe de Castro Costa