Encontro com a Bíblia
Como tem o católico de aproximar-se da Palavra de Deus?
Com os olhos de crente e não com os olhos de cientista ou do filósofo; buscando a sabedoria do Espirito, e não procurando conhecimentos humanos.
E tudo isso para que? Para viver à maneira de Deus.
Como relacionar-me com o texto sagrado? Antes de mais nada, tenho de fixar-me no texto, ou seja, na palavra escrita na Bíblia, familiarizar-me com ela, tirar de la toda a seiva possível (o Espírito) e saboreá-la. Não posso ir com fintas, imaginando coisas que a Bíblia não diz.
Em segundo lugar, é importante que relacione a Palavra de Deus comigo, para ver em que me pode ajudar
a aproximar-me mais de Deus. Eu não posso usar a Bíblia como pretexto para atacar os outros, descobrindo a sua falhas e fazendo-os ficar mal.
Primeiro tenho de ser profeta para mim e, em seguida, para os outros. Eu não devo esquecer o ditado: «Médico, cura-te a ti mesmo.» Por tanto, tenho de ver como a Palavra de Deus me pode ajudar a ser melhor e só depois, hei-de ver como pode ser útil para os demais. Para conseguir isto, é oportuno seguir os seguintes passos:
– O que diz a Palavra de Deus? (Análise)
-Que me diz a palavra de Deus hoje? Reflexão, meditação)
-A que me impele a palavra de Deus? (Compromisso)
-O que me faz dizer a palavra de Deus? Compromisso)
Uma vez tendo experimentado na minha pessoa a eficácia da palavra de Deus, não me será difícil fazer o mesmo em relação aos outros.