Despertar espiritual
Um coração novo e um espírito novo
O povo de Israel encontrava-se na Babilónia, longe da sua terra, sem rei próprio, sem templo e sem templo e sem culto. Muitos troçavam dele e de Javé, seu Deus. Pensavam: « se o povo de Israel é tão pobre e rejeitado, quer dizer que seu Deus, Javé, não vale nada. De outra forma, teria ajudado o seu povo e o tê-lo-ia salvo»
Assim a humilhação do povo recaía sobre Javé, seu Deus. É o que acontece agora com a Igreja Católica. Muitos dizem: «Olha como se portam os católicos. Não conhecem a palavra de Deus. Muitos vivem como pagãos…. Coitadinhos! Vê-se que a Igreja não serve para nada. E a virgem? E os Santos, pelos quais manifestam tanta devoção? Vê-se que não têm poder nenhum. Se querem realmente salvar-se, só lhes resta sair da sua Igreja e passar para o nosso lado.» E assim, por causa da conduta irresponsável de muitos católicos, a Igreja de Cristo fica desprestigiada. O mesmo se passa relativamente á virgem e aos santos. Então, Deus decide intervir para salvar a sua honra. Ez 36,22
Um povo que sai do túmulo
Que grande visão é a que nos apresenta o profeta Ezequiel no capitulo 37! Um montão de ossos secos que se transforma num exercito. É um povo de Israel que se levanta das cinzas; é a Igreja de Cristo que deixa o túmulo da incerteza e do desalento; é Deus que manifesta o seu poder, salvando o seu povo (Ez 37,12-13). E tudo se realiza sob a ação do Espírito Santo ( Ez 37,14). Mas como sempre, Deus precisa da colaboração do homem, isto é, do profeta, que atua em seu nome (Ez 37,9-10).
O que hoje mais precisamos é exatamente uma renovação espiritual dentro da Igreja, tornando-a cada vez mais apta para os tempos em que vivemos.
+ P. Flaviano Amatulli Valente Tomado do livro Vem espírito Santo