Conviver com as irmãs revigorou meu ânimo no trabalho pastoral e através delas pude sentir o carinho de Deus na minha vida vocacional.
“Naqueles dias, Maria se levantou e foi às pressas às montanhas de Judá” (Lc 1,39). Com a mesma disposição de Maria as irmãs Apóstolas da Palavra chegaram em nossa paróquia. Assim como Maria levou Jesus em seu ventre elas vieram para nos trazer o mesmo Jesus na Sua Palavra. E nossos corações, como o de Isabel, vibraram de alegria ao encontrá-las.
A Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Rio Novo (MG) recebeu pela segunda vez as irmãs Apóstolas da Palavra. A primeira missão aconteceu no ano de 2022 entre os dias 24 e 29 do mês de julho com as irmãs Lilia e Ana Mariela. Neste ano de 2023 realizamos no mês de outubro entre os dias 11 e 22 com as irmãs Lilia e Jacinta. Para nós foi uma experiência maravilhosa nas duas ocasiões. Meu testemunho, no entanto, será sobre a última missão.
“Uma voz exclama: ‘Abri no deserto um caminho para o Senhor’” (Is 40,3a). Uma missão começa já nos preparativos e esses são como a “abertura do caminho” para que o Senhor possa chegar. Assim, a missão de 2023 começou a ser pensada logo no início do ano e envolveu muitas pessoas de nossa paróquia. Tudo feito com muito carinho para que as irmãs pudessem ser bem acolhidas e se sentissem em casa.
Me encantou a humildade e o despojamento das irmãs. Com elas pude entender com mais clareza as palavras de Jesus: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me” (Mc 8,34). No trato com as pessoas vi a paciência para ensiná-los a manusearem a Bíblia Sagrada, a disposição para as visitas, a atenção em ouvi-los. O carinho para com os mais simples e enfermos. Para todos uma palavra da Sagrada Escritura, uma mensagem, uma oração. Os que se aproximam delas saem alimentados pelo alimento verdadeiro que é Jesus Cristo através da sua Palavra abençoada.
Para mim, pessoalmente, conviver com as irmãs revigorou meu ânimo no trabalho pastoral e através delas pude sentir o carinho de Deus na minha vida vocacional. Senti-me visitado pelo Senhor assim como Abraão o foi (Cf. Gn 18,1ss).
Quero agradecer às Missionárias Apóstolas da Palavra por terem vindo em nossa paróquia e nos ensinado tanto. Já estamos na expectativa para uma nova etapa da missão no próximo ano. Que Deus as abençoe!
Pe. Wellington Guimarães da Silva
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Rio Novo) –
Arquidiocese de Juiz de Fora (MG) 25 de outubro de 2023